Regras do Museu Virtual da Água

Salas

O Museu Virtual da Água possui este ano 9 salas passíveis de receber os seus contributos, sendo que uma delas, a dos Mapas Virtuais, é preenchida indirectamente pelas doações das outras salas.

Número de doações

Mais do que a quantidade é a QUALIDADE das doações que será valorizada. Cada sala tem um mínimo e um máximo de doações. Quem realizar mais ou menos doações além das indicadas deixa de estar apto para o prémio. No entanto se tiverem mais doações que queiram acrescentar ao museu poderão fazê-lo após a data limite de entrega das doações para avaliação.

Sala

Doações mínimas

Doações máximas

Património

2

6

Vidas e Memórias

2

8

Culturas e Tradições

2

8

Natureza e Geografia

2

6

Economia

2

6

Notícias

2

5

Artes

2

7

Futuro

2

4

Total de doações

16

50

 

Não “fecharemos” o Museu a quem faça mais ou menos doações das solicitadas, mas essas não contarão para aquisição do prémio. Neste sentido deve reunir os seus melhores contributos e só esses é que aconselhamos que envie para validação.

Limite de entrega

Todas as doações para avaliação devem ser entregues até 1 de Junho de 2009.

Após esta data podem fazer todas as doações extra que quiserem mas que já não contarão para o prémio.

Avaliação das doações

A avaliação das doações vai-se basear num sistema de pontos. Este sistema de pontos consta em atribuir 1 ponto por cada doação feita e aprovada (max. 50) e 1 ponto por cada um dos campos preenchidos correctamente (max. 50×10=500).

Cada doação poderá ter um máximo de 11 pontos (10 dos campos preenchidos + 1 da aprovação) que vão acumulando numa escala de 0 a 550 (50 doações x 11 pontos).

Campos da doação

Pontos

Sala  *

A doação deve estar na sala mais adequada.

1

Título *

O título deve estar ligado directamente com a doação.

1

Data

A data deve ser sempre inserida para poder obter o ponto.

1

Concelho *

O concelho deve ser sempre o mesmo da escola que está a doar

1

Descritivo adequado

Embora este campo seja livre deve ser preenchido com informação complementar ao recurso, que o justifique. Se o recurso por si só não explicar a relação com a água e com o concelho então é neste campo que devem fazer a justificação. Quando preencherem este campo imaginem que estão a explicar a vossa doação a um estrangeiro, que não conhece a região, e completem aqui toda a informação que acharem útil.

1

Título do recurso *

O(s) recurso(s) também deve(m) ter um título que os deverá distinguir no caso de serem vários, e que não têm que ser iguais ao título da doação.

1

Autor do recurso

O autor do recurso deve ser sempre identificado para poder receber o ponto. Atenção para não confundir o autor do recurso com o do objecto de doação. Por ex. se a doação se trata de uma fotografia de uma ponte, então vai ser pedido o nome do autor do objecto, que é a ponte, e nesse caso devem colocar o nome do arquitecto, e devem colocar o nome de quem fotografou a ponte, poderá ser o nome de um aluno ou do grupo, como autor do recurso.

1

Fonte de informação

Deve ser sempre identificada a fonte de informação se fizeram pesquisa para a doação e para que possam receber 1 ponto. Muitas vezes a doação é unicamente baseada em pesquisa própria e nesse caso devem dar essa indicação.

1

Recurso *

Um recurso deve estar adequado à doação que se pretende fazer. Se tratamos de um texto de um autor então o recurso deve ser um pdf desse texto, se tratamos de uma imagem então esta deve cumprir os requisitos pedidos de dimensão (Max. 500pixeis de lado) e resolução (72dpi) e deve ter qualidade.

1

Georreferência/ autor/ apelido * / classificação */ órgão de comunicação social

Os campos a preencher na doação variam da sala onde estão a doar. Sempre que o objecto em causa possa ser georreferenciado devem fazê-lo. Nalguns casos será pedido o autor, a classificação, apelido de família ou órgão de comunicação social. Deverão preencher sempre estes campos devidamente para obterem o ponto.

1

Total

10

 *obrigatório

Doações reprovadas

Cada vez que uma doação é reprovada perde 1 ponto. Quanto for aprovada ganha 1 ponto, recuperando unicamente 1 dos pontos perdidos.

Relatório

No final do ano, até ao dia 6 de Junho, todos os grupos devem entregar o relatório final de avaliação do projecto e da vossa participação. Será entregue um modelo para preencherem. O relatório de cada grupo deve ser entregue à equipa do projecto por correio electrónico. É essencial entregar o relatório para que o grupo esteja apto a receber o prémio, embora não conte para a pontuação, é um elemento obrigatório.

 

 

 

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