Museu Virtual da Água

 museu_variante12

Em termos gerais o Museu Virtual da Água é, simultaneamente a peça que completa o projecto “Água e Sustentabilidade” e, a parte visível do trabalho desenvolvido no programa educativo”Água – educar, cooperar e proteger” ou se quisermos, sendo o programa educativo a parte teórica, o Museu será a vertente prática desse mesmo programa.

Em termos específicos o Museu é basicamente um álbum de memórias da nossa relação com a água enquanto povo e região, e para o qual convidamos as escolas, através dos alunos e das suas famílias a preencher as suas páginas, partilhando vivências e experiências pessoais que de alguma forma estejam ligadas com este recuso, como aquele nosso avô que foi barqueiro, ou aquela nossa tia que vendia água em feiras e romarias. Mas o Museu não é só uma colectânea feita de histórias pessoais. Ao abrigo do programa educativo, convidamos também as escolas a retratarem as marcas da presença da água no seu concelho, a georreferenciá-las, a contar a história por trás das mesmas e por último a colocá-las no museu, retratando assim o seu concelho. Quantas histórias terão uma fonte, uma ponte, uma nora? Que histórias estarão guardadas no baú dos nossos avós sobre cheias, secas, rios e verões?

Enquanto objecto, e tal como um museu real, o Museu Virtual da Água possui um endereço www.museuvirtualdaagua.com  e vários espaços expositivos, onde estão alojados por categorias, diversos aspectos desta nossa relação com a água.

O Museu Virtual continua aberto à população em geral que pretenda contribuir com recordações, informações e histórias relevantes e pertinentes sobre a água na região. Para isso só tem de enviar um email para o gestor do Museu (info@museuvirtualdaagua.com) solicitando o seu ingresso como doador e fornecendo os seguintes dados:

  • nome completo
  • endereço de correio electrónico

Só poderá fazer doações relativas aos 31 concelhos da região. Veja quais são aqui.

 

%d bloggers like this: